O grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) encontrou, esta segunda-feira, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), seis cães, "totalmente esqueléticos", que se encontravam enjaulados, sem "comida" e "água".
Numa primeira publicação divulgada nas redes sociais, o IRA revelou que recebeu uma "denúncia para cães esqueléticos a viverem dentro de jaulas no meio das fezes e imundice, sem comida nem água" e que uma equipa já se encontrava no local" a proceder à avaliação da gravidade da situação".
Posteriormente, numa atualização da situação, o grupo acabou por destacar a "gravidade da situação", que levou a que se juntassem às operações "uma segunda equipa do IRA, com uma patrulha da GNR".
"São seis cães totalmente esqueléticos, a lamentar a morte de um devido à fome e sede. Os militares da GNR estão igualmente chocados com o estado dos animais e já nos encontramos a realizar diligências para que o responsável pelos animais de desloque imediatamente ao local", revelaram, referindo que "não há", nem será aceite qualquer "justificação para situações" como a descrita.
"Tal como esperamos que nenhum tribunal veja isto de forma leviana. Nem uma pinga de água, nem um bago de ração. Cada um pior que o outro e estes animais precisam de ser vistos por médicos veterinários imediatamente. Uma vez mais o nosso dia-a-dia obriga-nos a ser um milagre antes que estes animais suspirem uma última vez", lê-se na publicação.
Desta forma, o IRA apela também à ajuda dos cidadãos para dar "o passo em frente na defesa e salvamento destas vidas", deixando disponíveis vários dados para aqueles que queiram contribuir para o resgate destes animais. Pode saber mais aqui.
Pode ver um vídeo partilhado pelo IRA na galeria acima. Alertamos que as imagens poderão ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.
Leia Também: Cadela que sobreviveu semanas ao lado do corpo do dono volta aos trilhos