Simulacro de acidente na Póvoa de Lanhoso recorda vítimas na estrada
O simulacro, que decorreu entre as 15h00 e as 17h00, envolveu uma colisão entre viaturas ligeiras que transportavam crianças.
© Liga dos Bombeiros Portugueses
País Póvoa de Lanhoso
Ocorreu um acidente de viação que resultou numa ‘vítima mortal’ no domingo, na Estrada Nacional 103, uma das mais acidentadas da região de Póvoa de Lanhoso – mas tudo não passou de um simulacro. A iniciativa pretendia “sensibilizar os automobilistas para a importância de uma condução segura e preventiva”, ao mesmo tempo que assinalou o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
“A escolha da EN 103, principal via de ligação a Braga e Chaves, visava aumentar o impacto do evento, destacando a necessidade de consciencializar os automobilistas sobre os riscos diários nas estradas”, apontou a Liga dos Bombeiros Portugueses, em comunicado.
O simulacro, que decorreu entre as 15h00 e as 17h00 envolveu uma colisão entre viaturas ligeiras que transportavam crianças, tendo como objetivo trabalhar “lacunas existentes na colocação dos sistemas de retenção nos/nas mais novos/as”, segundo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O autarca da região, Frederico Castro, salientou ainda que a “EN103 é a principal via de ligação da Póvoa de Lanhoso a Braga, ao Porto, ao aeroporto e ao porto de Leixões”, o que justifico a escolha do local para “sensibilizar quem anda na estrada, contribuindo para reduzir os números de sinistralidade rodoviária”.
A iniciativa foi promovida pela autarquia, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários.
Leia Também: Acidente de trabalho em pedreira causa ferido grave em Alcobaça
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com