Ocorreu um acidente de viação que resultou numa ‘vítima mortal’ no domingo, na Estrada Nacional 103, uma das mais acidentadas da região de Póvoa de Lanhoso – mas tudo não passou de um simulacro. A iniciativa pretendia “sensibilizar os automobilistas para a importância de uma condução segura e preventiva”, ao mesmo tempo que assinalou o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
“A escolha da EN 103, principal via de ligação a Braga e Chaves, visava aumentar o impacto do evento, destacando a necessidade de consciencializar os automobilistas sobre os riscos diários nas estradas”, apontou a Liga dos Bombeiros Portugueses, em comunicado.
O simulacro, que decorreu entre as 15h00 e as 17h00 envolveu uma colisão entre viaturas ligeiras que transportavam crianças, tendo como objetivo trabalhar “lacunas existentes na colocação dos sistemas de retenção nos/nas mais novos/as”, segundo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O autarca da região, Frederico Castro, salientou ainda que a “EN103 é a principal via de ligação da Póvoa de Lanhoso a Braga, ao Porto, ao aeroporto e ao porto de Leixões”, o que justifico a escolha do local para “sensibilizar quem anda na estrada, contribuindo para reduzir os números de sinistralidade rodoviária”.
A iniciativa foi promovida pela autarquia, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários.
Leia Também: Acidente de trabalho em pedreira causa ferido grave em Alcobaça