O Hospital Beatriz Ângelo (HBA) não está a receber ambulâncias para a Urgência Geral, segundo avançou a SIC Notícias, esta manhã de terça-feira. A unidade hospitalar adiantou ao Notícias ao Minuto que o serviço está "sobrelotado devido à elevada procura".
"Informamos que a Urgência Geral se encontra sobrelotada devido à elevada procura. Como é devido, o INEM foi avisado e está a encaminhar doentes críticos e em maca para outras Unidades Hospitalares", detalhou o HBA ao Notícias ao Minuto.
A entidade salientou ainda ser "sempre importante reforçar que se desloquem ao Serviço de Urgência apenas doentes agudos, devendo os restantes utentes procurar resposta nos Cuidados de Saúde Primários". O mesmo meio aconselhou também o contacto prévio à linha SNS24 (808 24 24 24).
À data da publicação desta notícia, e de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o tempo de espera para doentes urgentes na Urgência Geral está nas 3h49. Estarão pelo menos 22 pessoas desta categoria a aguardar.
Mais de 30 hospitais de norte a sul do país estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços devido à dificuldade das administrações completarem as escalas de médicos.
Em causa está a recusa de mais de 2.500 médicos em fazerem mais do que as 150 horas extraordinárias anuais a que estão obrigados.
Esta crise já levou o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, a admitir que novembro poderá ser dramático, caso o Governo e os sindicatos médicos não consigam chegar a um entendimento.
As negociações entre sindicatos e Governo já se prolongam há 18 meses.
[Notícia atualizada às 11h37]
Leia Também: Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai ser ampliado e remodelado