A Gala de Natal Solidária Toc'Ajudar decorrerá às 15h00, na Casa das Artes, devendo as receitas "reverter integralmente" para Rita Francisco dos Santos, conhecida por Ritinha.
"A Ritinha tem 13 anos e foi diagnosticada com paralisia cerebral desde os seus quatro dias de vida", informou em comunicado a Câmara Municipal, que organiza o programa em colaboração com o grupo Bombos & Tombos.
Com as entradas ao preço único de cinco euros, a iniciativa conta com as seguintes participações: formações do Grupo Recreativo Mirandense, Mountain Valley, músico Ricardo Grácio, cantora lírica Carla Bernardino, classe de hip-hop da Casa do Povo desta vila do distrito de Coimbra, grupo Ús Sai de Gatas, Academia de Dança Miran' Arts e Bombos & Tombos.
"A Rita ficou com muitas sequelas e completamente dependente, com um grau de incapacidade de 80%. Os pais têm desenvolvido várias iniciativas para angariar fundos para conseguirem adquirir um carro adaptado para deslocação da família", adiantou na nota a autarquia presidida por Miguel Baptista.
Os objetivos da Gala Solidária são reforçados com a participação do Agrupamento de Escuteiros 859 -- Secção de Caminheiros de Miranda do Corvo, que "assegurará o serviço de cafetaria antes e durante o espetáculo, revertendo 40% da receita realizada para o mesmo fim".
O grupo de escuteiros disponibilizou-se ainda para vender cabazes de Natal, revertendo o valor angariado, na totalidade, para a mesma causa solidária.
Durante o espetáculo, as pessoas poderão ainda oferecer jogos de tabuleiro, 'puzzles', livros, brinquedos e roupas em bom estado para as crianças institucionalizadas ou identificadas pelas entidades da rede social do concelho.
Na apresentação, o evento conta com o contributo da jornalista da RTP Patrícia Lucas, natural de uma aldeia de Miranda do Corvo.
Leia Também: Federação da paralisia cerebral leva voto acessível e IVA ao PE