Os Bombeiros Voluntários de Camarate auxiliaram, na noite de terça-feira, uma mulher que entrou em trabalho de parto em casa, no Lumiar, Lisboa.
Ao que o Notícias ao Minuto apurou junto dos Bombeiros Voluntários de Camarate, a mulher concluiu que não chegaria a tempo a uma unidade hospitalar e decidiu pedir auxílio, contactando o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que, por sua vez, acionou os bombeiros de Camarate.
Ainda durante a ligação, em que a mulher expressou que o trabalho de parto já estava num estado avançado, o bebé acabou por nascer, às 23h35. Dois minutos depois, às 23h37, os bombeiros chegaram ao local, cortaram o cordão umbilical e deram "uma resposta precisa às necessidades da mãe e do recém-nascido".
Foi acionada também uma equipa médica para acudir a mãe e o bebé, "assegurando todos os cuidados médicos especializados". Também o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa foi chamado ao local, para o caso de ser necessário forçar a entrada na casa. No fim, no entanto, a sua intervenção não foi necessária.
Uma vez estabilizados mãe e recém-nascido, foram encaminhados para o Hospital Francisco Xavier. Não há registo de que o bebé tenha estado em apuros ou nalguma situação mais complicada de saúde devido ao parto em casa.
Leia Também: "Criança cheia de saúde". Bombeiros fazem parto a caminho do hospital