Cinco homens, com idades entre os 25 e os 33 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR), na terça-feira, pelo crime de furto de azeitona, no concelho de Reguengos de Monsaraz. Segundo a autoridade, foram ainda apreendidas duas toneladas de azeitona.
Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a GNR referiu que a detenção ocorreu no "âmbito de uma denúncia por furto de azeitona, na freguesia de Nossa Senhora de Machede, em Évora".
Após a denúncia, os militares "desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar e intercetar os suspeitos". Os cinco indivíduos foram detidos e a GNR apreendeu duas toneladas de azeitona, que serão restituídas ao legítimo proprietário.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.
Na nota, a GNR lembrou que tem "em curso a operação ‘Campo Seguro 2023’, com ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas, e de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas".
Leia Também: GNR desmatela rede que se dedicava a furtos. Há nove detidos