Lisboa e Oeiras com perturbações na recolha de lixo durante Natal

Em Lisboa, os trabalhadores vão celebrar o Natal e, por isso, a recolha não será feita. Já em Oeiras, os trabalhadores vão estar em greve. Neste município, as perturbações não se vão restringir ao Natal.

Notícia

© Facebook Câmara Municipal de Lisboa

Notícias ao Minuto
22/12/2023 14:31 ‧ 22/12/2023 por Notícias ao Minuto

País

LIxo

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou, na última quinta-feira, irão ocorrer perturbações na recolha de lixo na véspera e no dia de Natal.

A autarquia nota que "os trabalhadores da recolha do lixo de Lisboa também celebram o Natal com a família" e, por isso, "a recolha será interrompida entre as 18h de 24 de dezembro e as 06h de 26 de dezembro". 

A Câmara pede a colaboração dos moradores para quem coloquem "os contentores na via pública apenas na noite de 26 de dezembro, de forma a garantir a salubridade do espaço público".

"A Câmara Municipal de Lisboa irá desenvolver todos os esforços para minimizar eventuais constrangimentos. Após este período, será normalizado o sistema de remoção de resíduos e atividades complementares", acrescenta, agradecendo a "compreensão para os transtornos que poderão ocorrer".

Oeiras também sofre constrangimentos, mas devido a greve dos trabalhadores

Esta sexta-feira, a Câmara Municipal de Oeiras também informou que, "por motivos de greve dos trabalhadores, a recolha de resíduos urbanos será afetada" já a partir de hoje e até 26 de dezembro, a 29 de dezembro, a 2 janeiro e 6 de janeiro.⁠

De modo a "evitar a dispersão de resíduos e minimizar os efeitos na saúde pública", a autarquia pede, nas zonas onde os dias de recolha de resíduos porta-a-porta coincidam com este período, "que os contentores privativos não sejam colocados na via pública para recolha". 

Deve ainda ser evitada ⁠"a deposição de resíduos indiferenciados na envolvente dos equipamentos, procurando sempre que possível um equipamento com capacidade para os comportar" e os "resíduos seletivos (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro) devem ser guardados até se verificar o despejo dos respetivos equipamentos".

A autarquia assegura que ⁠"tudo fará para minimizar, sempre em respeito pelo direito constitucional à greve, os eventuais constrangimentos que esta situação poderá causar".

Leia Também: Já há resposta à maior pergunta sobre 'Sozinho em Casa': Quão ricos eram?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas