A Câmara Municipal de Lisboa anunciou, na última quinta-feira, irão ocorrer perturbações na recolha de lixo na véspera e no dia de Natal.
A autarquia nota que "os trabalhadores da recolha do lixo de Lisboa também celebram o Natal com a família" e, por isso, "a recolha será interrompida entre as 18h de 24 de dezembro e as 06h de 26 de dezembro".
A Câmara pede a colaboração dos moradores para quem coloquem "os contentores na via pública apenas na noite de 26 de dezembro, de forma a garantir a salubridade do espaço público".
"A Câmara Municipal de Lisboa irá desenvolver todos os esforços para minimizar eventuais constrangimentos. Após este período, será normalizado o sistema de remoção de resíduos e atividades complementares", acrescenta, agradecendo a "compreensão para os transtornos que poderão ocorrer".
Oeiras também sofre constrangimentos, mas devido a greve dos trabalhadores
Esta sexta-feira, a Câmara Municipal de Oeiras também informou que, "por motivos de greve dos trabalhadores, a recolha de resíduos urbanos será afetada" já a partir de hoje e até 26 de dezembro, a 29 de dezembro, a 2 janeiro e 6 de janeiro.
De modo a "evitar a dispersão de resíduos e minimizar os efeitos na saúde pública", a autarquia pede, nas zonas onde os dias de recolha de resíduos porta-a-porta coincidam com este período, "que os contentores privativos não sejam colocados na via pública para recolha".
Deve ainda ser evitada "a deposição de resíduos indiferenciados na envolvente dos equipamentos, procurando sempre que possível um equipamento com capacidade para os comportar" e os "resíduos seletivos (papel/cartão, embalagens de plástico/metal e vidro) devem ser guardados até se verificar o despejo dos respetivos equipamentos".
A autarquia assegura que "tudo fará para minimizar, sempre em respeito pelo direito constitucional à greve, os eventuais constrangimentos que esta situação poderá causar".
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Já há resposta à maior pergunta sobre 'Sozinho em Casa': Quão ricos eram?