O grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) recolheu, em cooperação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), 25 animais, que se encontravam num armazém "em ruínas e ocupado" na zona de Santa Apolónia, em Lisboa.
A informação foi avançada pelo próprio grupo, através de uma publicação divulgada nas redes sociais, esta terça-feira.
"No seguimento da intervenção e cooperação entre o IRA e a PSP, num armazém em ruínas e ocupado na zona de Santa Apolónia - Lisboa, estão a ser recolhidos 25 animais com recurso a diversos métodos, maioritariamente armadilhas de captura coletiva", lê-se.
A intervenção, explica o IRA, "deve-se ao facto de vários animais se encontrarem fechados, doentes e sem quaisquer condições de bem-estar".
"Além da queixa que levou à descoberta deste espaço e desta situação, foi possível verificar a existência de inúmeras bicicletas acumuladas/escondidas, algumas delas furtadas e já identificadas pelos agentes da PSP", revela.
O armazém, que é "propriedade do Estado", será vedado, após ser finalizada a "recolha dos animais".
"Graças à cooperação dos agentes da 2ª esquadra da Baixa Pombalina, está a ser possível a rápida resolução deste caso", notou o IRA, revelando ainda que foi contactada a Casa dos Animais de Lisboa, "para a posterior castração/esterilização dos gatos".
Num vídeo divulgado pelo IRA (que pode ver na galeria acima), é possível ver o armazém, coberto de lixo, e vários gatos a serem resgatados.
Leia Também: Tem animais? Dicas para os manter em segurança esta Passagem de Ano