Numa altura em que as urgências continuam lotadas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, voltou a reforçar que só devem recorrer a este serviço "as pessoas que estejam gravemente doentes". Agora, cerca das 17 horas, veja um balanço em relação ao tempo médio de espera na região de Lisboa.
De acordo com o site do Serviço Nacional de Saúde, o Hospital Santa Maria é aquele onde se verifica um maior tempo de espera para doentes urgentes. Na unidade, o tempo de espera médio para doentes urgentes é de 7h01, estando na sala 49 pessoas.
Já no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, a situação é um pouco menos demorada, com nove pessoas triadas com pulseira amarela (urgente) a terem de esperar 4h09.
Já no Hospital São José, o tempo médio de espera é de 1h51. No local estão 19 pessoas.
No Hospital Garcia de Orta, em Almada, os doentes urgentes esperam em média 1h23 para serem atendidos – e há 24 pessoas na sala de espera com pulseira amarela.
Já no Hospital São Francisco Xavier os doentes urgentes – nove pessoas – esperam 1h29 para serem atendidos.
Quase o mesmo esperam os pacientes no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, onde uma pessoa enfrenta um tempo médio de espera de 1h28.
Leia Também: Caos nas urgências? "Fluxo muito grande" dificulta atendimento rápido