Um novo mês está aí a começar, mas o calor incomum que se está a fazer sentir no início deste ano ainda deverá durar, pelo menos, mais uns dias.
Segundo Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas continuam "ainda acima da média", com o dia de ontem, o 1.º de fevereiro, a registar temperaturas acima da média entre os 2ºC e 6ºC, 7ºC.
O IPMA refere também que o Norte e o Centro são as regiões onde estes aumentos se têm vindo a sentir mais. Já no site, o instituto aponta que os extremos em Portugal continental foram registados em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, com 25,2ºC e também em Ponte de Lima (23,8ºC).
Já nos Açores, Santa Maria foi a ilha açoriana onde se registou o extremo, com 20,3ºC. Já na Madeira, foi no município funchalense de São Vicente que se registou a temperatura máxima – 26,9ºC.
E para quando uma mudança de temperatura?
A meteorologista apontou que até dia 6 de fevereiro o tempo se deverá manter seco, como tem acontecido nos últimos dez dias, "sensivelmente desde dia 23". A oscilação das temperaturas deverá descer, e um dos cenários possíveis é o de precipitação, a partir de 7 ou 8 de fevereiro – que “poderá ser forte”.
Mas até esta descida de temperaturas, que estão acima da média para a altura do ano, tudo indica que o tempo seco continuará nos próximos dias.
Leia Também: Novo recorde de temperatura na Europa é de 48.8ºC registados na Sicília