Militar da Força Aérea integra tripulação "totalmente feminina" da NATO

A Sargento-Ajudante Carla Miguel "encontra-se em missão desde março de 2020 ao serviço da NATO".

Notícia

© Força Aérea Portuguesa

Notícias ao Minuto
12/02/2024 15:50 ‧ 12/02/2024 por Notícias ao Minuto

País

Força Aérea Portuguesa

Uma militar da Força Aérea Portuguesa participou num "voo histórico" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), ao integrar uma "tripulação totalmente feminina" num avião AWACS.

A Sargento-Ajudante Carla Miguel realizou o voo na passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro, que "esteve inserido numa missão regular da NATO Airborne Early Warning and Control Force (NAEW&CF) em apoio às atividades de vigilância", refere a Força Aérea Portuguesa (FAP) em comunicado.

As militares que fazem parte desta força da NATO "são provenientes de diversos países que integram a organização", operando "a partir da Base Aérea da NATO em Geilenkirchen, na Alemanha".

Carla Miguel "encontra-se em missão desde março de 2020 ao serviço da NATO", após uma carreira dedicada sobretudo à "Esquadra 501 - 'Bisontes', enquanto engenheira de voo do avião C-130H.

"A percentagem média de mulheres nas forças armadas da Aliança mais do que duplicou desde 1998", segundo o Resumo dos Relatórios Nacionais dos Membros da NATO e das Nações Parceiras.

Por sua vez, a percentagem de mulheres na FAP "tem vindo a aumentar paulatinamente", sendo que o ramo militar português "com mais mulheres militares", que representam "cerca de 20% do efetivo".

Leia Também: Força Aérea transportou mais de 80 doentes no primeiro mês de 2024

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas