Cadela grávida foi atropelada e ficou "em risco de vida" nos Açores
A Barata foi então alvo da intervenção cirúrgica, esta quarta-feira. "Esperemos que corra tudo bem", destaca o IRA.
© Shutterstock
Uma cadela foi atropelada, tendo fugido com o "abdómen anormalmente distendido para a lateral" e "em risco de vida", em São Brás, nos Açores.
A equipa do IRA - Intervenção Resgate Animal dos Açores "procedeu à sua captura e transporte imediato para clínica veterinária", realizando exames.
"Verificou-se que a menina possui uma hérnia gigante e está grávida!", referiu a instituição numa publicação na rede social Facebook.
Além disso, o raio-X revelou que "uma das crias" estava alojada "na região da perna", devido a um possível "deslocamento causado pelo atropelamento ou pela hérnia", motivo que determinou o encaminhamento para uma cirurgia.
Entretanto, o IRA esclareceu que a cadela, apelidada de Barata, "tem microchip" e "o detentor foi imediatamente contactado" e revelou que ela "lhe fugiu durante uma caçada há vários meses".
"Exposto à situação clínica da mesma, às contraordenações previstas e às despesas inerentes à cirurgia e recuperação da menina, o mesmo acedeu de imediato à transferência da titularidade do animal para a alçada do IRA", salientou a instituição.
"Ela preferiu andar a deambular pelas ruas da ilha de São Miguel, à sua sorte, porque conseguiu fugir durante uma prática onde se matam outros animais. Parece quase uma história romântica se não fosse tão trágica", afirmou ainda o IRA.
A Barata foi então alvo da intervenção cirúrgica, esta quarta-feira. "Esperemos que corra tudo bem", destacou o IRA numa outra publicação.
Leia Também: Cadela faz última visita a dona internada em estado terminal. O momento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com