Uma mulher de 55 anos morreu, esta quarta-feira, vítima de uma paragem cardiorrespiratória depois de se ter dirigido ao Centro de Saúde de Cantanhede, no distrito de Coimbra, confirmou o Notícias ao Minuto junto dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
De acordo com a mesma fonte, a corporação foi acionada para um alerta de "doença súbita" no centro de saúde, tratando-se de uma senhora que "recorreu ao centro de saúde" e sofreu uma "paragem cardiorrespiratória".
À chegada ao local já lá se encontrava uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e chegou posteriormente ao local a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital da Figueira da Foz. No entanto, "não conseguiram reverter a situação" e o óbito foi declarado no local.
O alerta para a situação, que foi avançada pelo Jornal de Notícias, foi dado pelas 17h08 e, após ter sido declarado o óbito, foi acionada a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Ao Notícias ao Minuto, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra confirmou o óbito e indicou que a "utente dirigiu-se à unidade, onde foi observada" e foi acionado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) "face à gravidade da situação".
Foi iniciado "um procedimento interno de averiguações com vista à avaliação do atendimento" do centro de saúde, acrescentam.
[Notícia atualizada às 10h52 de quinta-feira, 7 de março]
Leia Também: INEM abre inquérito a caso de mulher que morreu à espera de ambulância