Uma cadela foi encontrada "num estado físico bastante debilitado" no interior de uma habitação, na cidade do Porto, após uma denúncia recebida pelo IRA - Intervenção e Resgate Animal. O animal foi "completamente negligenciado" numa "família que supostamente sofre de problemas de saúde".
Uma equipa do IRA deslocou-se ao local e verificou que "o estado físico da cadela já se revelava debilitado há vários meses".
"Isto originou um sentimento de vergonha por parte da família, privando-a assim de passeios no exterior. Esta cadeia de acontecimentos levou a que durante vários meses a cadela permanecesse 24 sobre 24 horas fechada em casa", revela a associação de bem-estar animal.
A cadela "fazia as suas necessidades" no interior da habitação, o que criou "um odor nauseabundo", levando vários vizinhos a apresentarem queixa "por motivos de saúde pública".
Os factos foram comprovados pelos elementos do IRA, assim como também foram descritos pelos detentores do animal, que acabaram que entregar o seu animal de estimação "de livre e espontânea vontade" aos cuidados da instituição.
O animal foi entretanto transportado para uma clínica veterinária para o seu estado de saúde ser avaliado.
Leia Também: Cadela e nove filhotes recém-nascidos encontrados num buraco em Lisboa