Diversos elementos da Polícia Marítima estiveram a receber formação das bodycams e tasers, que vão permitir "técnicas de dissuasão menos violentas" e, assim, proteger mais eficazmente "a integridade física de polícias e cidadãos".
Os equipamentos, "que foram entregues no final do ano passado", são usados em conjunto, conforme explica a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado.
"O taser permite a ativação automática das bodycams, sempre que os polícias estiverem perante situações de alto risco e de elevado stress, em que não há tempo de ligarem as bodycams manualmente", explica a nota.
Os elementos da Polícia Marítima aprenderam uma "grande componente teórica" e também foram "submetidos a vários cenários práticos", nos quais puseram em prática o uso desses dispositivos.
A AMN salienta que "todos os disparos efetuados ou a simples ativação do taser" vão poder ser apresentados como prova em tribunal com "dia, hora, local e a referência dos cartuchos utilizados". Desta forma, a atuação da Polícia Marítima terá "uma maior transparência e confiança".
Leia Também: Ameaça com arma de fogo leva a detenção. Foram ainda apreendidos animais