O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Destacamento Territorial de Elvas, proporcionou o reencontro entre um cão “perdido” e o seu proprietário, no dia 21 de março.
Ao abordar uma viatura durante uma operação de fiscalização, no concelho de Elvas, os militares da Guarda verificaram que o condutor, que não foi identificado, transportava um cão consigo, segundo um comunicado enviado às redações.
“Confrontado pelos militares da Guarda, o proprietário da viatura alegou que o canídeo se encontrava perdido em Espanha, pelo que o havia trazido consigo para Portugal”, explicou a nota.
Foi, assim, “efetuada a leitura do chip do animal, tendo sido possível detetar que o canídeo não pertencia ao proprietário da viatura”.
Em cooperação com as autoridades espanholas, a GNR conseguiu “entregar o animal ao seu legítimo proprietário, um cidadão de nacionalidade espanhola”.
A GNR salientou ainda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono”. Poderá usar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: Carro despistou-se e caiu a linha de água em Évora. GNR resgatou condutor