A visita começa pouco depois do meio-dia, hora local (14h00 em Lisboa), com um encontro de trabalho entre os dois primeiros-ministros e uma conferência de imprensa conjunta, no Palácio do Governo, na Praia, capital cabo-verdiana.
Depois de empossado, Luís Montenegro teve uma primeira conversa telefónica com o homólogo cabo-verdiano a 4 de abril e, hoje, um dos temas de conversa deverá ser a VII Cimeira Portugal-Cabo Verde, prevista para o segundo semestre, em Portugal, mas ainda sem data.
Esta é a primeira visita fora da Europa do novo chefe de Governo português, com a qual pretende simbolizar uma "aposta na relação bilateral", de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.
Durante a tarde, o programa inclui visitas a um centro de energias renováveis que funciona nas imediações da capital e ao parque tecnológico que está a ser construído na cidade da Praia.
A transição energética e a aposta na economia digital têm sido dois dos temas na lista de prioridades apresentada pelo Governo cabo-verdiano.
Ao final da tarde, Luís Montenegro será recebido na Assembleia Nacional pelo presidente do órgão, Austelino Correia, seguindo-se um encontro com o chefe de Estado, José Maria Neves, no palácio presidencial.
No domingo, a agenda prevê uma visita ao sítio histórico da Cidade Velha, onde decorrerá um encontro com representantes da comunidade portuguesa, que encerra o programa.
No final do mês, será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a deslocar-se a Cabo Verde, entre 30 de abril e 02 de maio, para as comemorações do 50.º aniversário da libertação do campo de concentração do Tarrafal, a convite do seu homólogo, José Maria Neves.
Leia Também: Montenegro vai usar voto antecipado para "dar exemplo" aos eleitores