Castelo Branco lança projeto-piloto de bicicletas elétricas partilhadas

A Câmara Municipal de Castelo Branco lançou hoje o projeto-piloto 'Binas', que disponibiliza 40 bicicletas elétricas partilhadas e oito estações de carregamento, instalados em zonas turísticas e culturais da cidade.

Notícia

© Electrek

Lusa
03/05/2024 17:42 ‧ 03/05/2024 por Lusa

País

Câmara

A primeira fase do projeto-piloto arrancou hoje, com a disponibilização de 25 bicicletas elétricas partilhadas e oito docas de estacionamento espalhadas em zonas turísticas e culturais da cidade de Castelo Branco.

"Este é um projeto que vem ao encontro da mobilidade sustentável. A Câmara de Castelo Branco tem feito um esforço significativo para melhorar a mobilidade dos albicastrenses e o transporte público. O 'Binas' faz parte desse projeto maior que aponta para o futuro da mobilidade em Castelo Branco", disse o vice-presidente do município local, Hélder Henriques.

O autarca, que falava durante o arranque do projeto-piloto, em pleno centro cívico de Castelo Branco, considerou que a cidade "tem todas as condições para ser um destino onde a bicicleta pode ser muito utilizada".

Mas o "Binas", cujo investimento total ronda os 300 mil euros, não se fica apenas pela cidade de Castelo Branco.

Na próxima semana, arranca também em Alcains, a segunda maior freguesia do concelho, com quatro bicicletas elétricas partilhadas e uma doca de estacionamento e de carregamento situado no centro da vila.

Hélder Henriques acrescentou que, nos primeiros seis meses do projeto, o uso das bicicletas vai ser gratuito.

O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco apelou "à responsabilidade e cidadania" no uso destes equipamentos, que são de todos e salientou que esta é a primeira fase de um projeto maior.

Já o presidente do município albicastrense, relembrou o "forte investimento" que a Câmara Municipal tem feito no âmbito da mobilidade e da mobilidade suave.

"A autarquia lançou um projeto de apoio à aquisição de bicicletas convencionais e elétricas. Ainda assim, não é visível o seu uso diário na cidade. Com o tempo, esperamos que essa utilização aumente", acrescentou Leopoldo Rodrigues.

O autarca deixou também um apelo à "utilização responsável" destes equipamentos disponíveis a partir de hoje.

"Se essa utilização for responsável, o projeto será um sucesso", concluiu.

Leia Também: Câmara de Braga manifesta "pesar" após autocarro matar trabalhador

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas