Segundo a nota divulgada, será atribuído o título de comendadora da Ordem da Liberdade a Maria Amélia Carreira Rebelo, professora e fundadora do Sindicato dos Professores da Madeira, que foi também casada com o primeiro governador civil da região nomeado depois do 25 de Abril.
À maestrina e professora de canto coral Zélia Maria Ferreira Gomes será entregue o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto o médico psiquiatra Saturnino Figueira da Silva vai receber o grau de comendador da Ordem de Mérito.
A Associação Presença Feminina, uma instituição de solidariedade social que apoia vítimas de violência doméstica, será agraciada com o título de membro honorário da Ordem do Mérito.
"As ordens honoríficas portuguesas visam galardoar personalidades e instituições que se hajam notabilizado por méritos pessoais e por ações relevantes em prol da comunidade", lê-se na nota distribuída pelo gabinete de Ireneu Barreto.
A cerimónia de imposição das distinções, entregues pelo representante da República, por delegação do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, terá lugar no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas às 11:30, no Palácio de São Lourenço, no Funchal.
Leia Também: Cavani renuncia à seleção do Uruguai a dias de participar na Copa América