Dois homens estrangeiros foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por transportarem cocaína no organismo. As detenções ocorreram em situações distintas, tendo os homens sido apanhados com o correspondente a "pelo menos 18 mil doses individuais" da substância.
Num comunicado enviado, esta quarta-feira, às redações, a PJ dá conta que os homens, de 24 e 31 anos, são de nacionalidade estrangeira e que ambos "transportavam o produto estupefaciente desde um país da América do Sul tendo como destino Lisboa".
Os homens já foram presentes a primeiro interrogatório judicial, mas a PJ não revelou no comunicado a que medida de coação ficaram sujeitos.
A PJ realçou ainda que "pesar dos elevados riscos para a vida humana, as redes criminosas continuam a conseguir recrutar correios humanos". Tratam-se normalmente de "jovens adultos em situação de grande carência económica e/ou emocional", que "são normalmente aliciadas com significativas quantias monetárias, e iludidas com falsas informações quanto aos efetivos riscos que correm, colocando inúmeras vezes a própria vida em perigo".
Leia Também: Cidadão estrangeiro em fuga por fraudes detido no Aeroporto de Lisboa