Costa entre governantes com "todas as condições" para o Conselho Europeu

O secretário-geral dos socialistas europeus afirmou que há "muitos antigos e atuais primeiro-ministros que têm todas as condições para desempenhar" o cargo de presidente do Conselho Europeu, entre os quais António Costa.

Notícia

© Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/06/2024 18:34 ‧ 12/06/2024 por Notícias ao Minuto

País

Partido Socialista Europeu

O secretário-geral do Partido Socialista Europeu (PSE), Giacomo Filibeck, afirmou que o ex-primeiro-ministro, António Costa, encontra-se entre os antigos governantes europeus que "têm todas as condições" para desempenhar o cargo de presidente do Conselho Europeu. 

"Temos muitos antigos e atuais primeiro-ministros que têm todas as condições para desempenhar (...) a tarefa de presidente do Conselho Europeu e António Costa é certamente um deles", respondeu Filibeck em entrevista à Euronews, quando questionado se Costa era a escolha dos socialistas para liderar o Conselho Europeu.

Sobre a possibilidade de a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, poder ser outra potencial escolha, o socialista reiterou: "Como já referi, temos primeiros-ministros atuais e anteriores que podem desempenhar esse papel no interesse de toda a União Europeia (UE)".

Recorde-se que, na noite de domingo, após o anúncio dos resultados das eleições Europeias, o primeiro-ministro, Luís Montenegro reconheceu que "é possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista" e que, se António Costa for candidato, "a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso".

Montenegro anuncia apoio a Costa para presidência do Conselho Europeu

Montenegro anuncia apoio a Costa para presidência do Conselho Europeu

O líder do PSD e primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou hoje o apoio da AD e do Governo ao seu antecessor António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu, se decidir ser candidato.

Lusa | 00:01 - 10/06/2024

Posteriormente, António Costa admitiu que seria "importante ter um português nas instituições internacionais", mas ressalvou que nunca aceitaria ser presidente do Conselho Europeu sem o apoio do Governo português.

O ex-primeiro-ministro confirmou que já tinha falado Luís Montenegro sobre uma eventual candidatura e que, por isso, já conhecia a sua posição de apoio. "Ainda não era primeiro-ministro e tinha-me transmitido que daria esse apoio. Eu, aliás, pus-lhe a questão", indicou o ex-governante.

À semelhança do primeiro-ministro, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já manifestou o seu apoio a António Costa. Na terça-feira, o chefe de Estado defendeu que o ex-governante na liderança do Conselho Europeu seria "importante" para a Europa e para Portugal, justificando que o ex-primeiro-ministro "move-se bem na Europa e dá-se bem com os potenciais líderes europeus".

Anteriormente, já havia reconhecido que a "possibilidade" de o ex-primeiro-ministro "vir a ser presidente do Conselho Europeu é boa para a Europa e Portugal". Numa outra ocasião, Marcelo descreveu Costa como um "apaixonado pela Europa", elogiou a sua prestação como primeiro-ministro no quadro europeu e reiterou que espera vê-lo a intervir nesse plano.

Leia Também: Elogios e apelos. Marcelo e Montenegro na Suíça (com Costa na mala)

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas