Cinco pessoas ficaram feridas, esta sexta-feira, depois do derrame de ácido nítrico no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.
A informação foi avançada pela CNN Portugal e, entretanto, confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Comando Distrital de Operações de Socorro.
De acordo com o que a mesma fonte adiantou ao Notícias ao Minuto, as vítimas ficaram feridas devido a "queimaduras e inalação de produto tóxico". Um dos feridos está em estado grave e os restantes quatro registaram ferimentos ligeiros.
Todos os feridos foram transportados para o Hospital de São João, no Porto. Segundo o que o CDOS explicou por volta das 13h00, ainda se estava a proceder à "descontaminação de umas das vítimas".
No local estiveram elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, INEM, Polícia de Segurança Pública do Porto e Polícia Municipal.
Quinto e sexto pisos evacuados
Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Carlos Marques, explicou que o ferido considerado grave tem queimaduras na face e que os outros quatro feridos foram vítimas da inalação de vapores.
"Foi no quinto piso, estava a ser manuseado um recipiente com ácido nítrico a 60% e houve um derrame. Originaram-se vapores e houve queimaduras na face da vítima considerada crítica", referiu o operacional.
Segundo Carlos Marques, o quinto e o sexto piso do edifício foram evacuados.
"Depois de ter feito toda a recolha de material e a descontaminação quer do local quer do nosso pessoal, também, estamos a medir com um detetor de gases se ainda existe algum vestígio da matéria perigosa em questão", acrescentou.
[Notícia atualizada às 13h33]
Leia Também: Jovem fica em estado grave após ser atacada e engolir ácido no Paraná