O embaixador de Portugal na União Europeia (UE), Pedro Lourtie, deverá ser o chefe de gabinete de António Costa quando o ex-primeiro-ministro assumir a presidência do Conselho Europeu (CE), avança o Politico.
A informação sobre esta nomeação foi avançada por três funcionários da UE, que não foram identificados.
Lourtie é embaixador de Portugal na UE desde 2022. Antes disso, foi embaixador adjunto durante cinco anos. Nesse período, presidiu às reuniões dos embaixadores-adjuntos durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, em 2021.
Antes de assumir funções diplomáticas, foi conselheiro diplomático e chefe de gabinete de anteriores primeiros-ministros portugueses.
© Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia / Ministério dos Negócios Estrangeiros
David Oppenheimer, que trabalhou com António Costa enquanto primeiro-ministro, deverá ser o chefe de gabinete adjunto. O antigo líder do Governo só vai assumir as suas novas funções a 1 de dezembro.
De recordar que, no mês passado, os dirigentes europeus chegaram a acordo sobre os cargos de topo da UE, abrindo caminho a um segundo mandato de Ursula von der Leyen na presidência da Comissão Europeia, a Kaja Kallas como chefe da política externa da UE e a Costa como o novo presidente do Conselho Europeu, sucedendo a Charles Michel.
Leia Também: Demissão de Costa "causou perplexidade na Europa". "Não batia certo"