Um homem de 62 anos foi detido na sexta-feira, dia 19 de julho, para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de nove anos, no concelho de Vila Nova de Cerveira.
A detenção ocorreu na sequência de "uma investigação por burlas, praticadas contra pessoas vulneráveis, na região do Grande Porto" que já "durava há vários meses", refere o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Porto, através de um comunicado.
"Os militares desenvolveram um conjunto de diligências que permitiram localizar o suspeito sobre o qual pendia um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão, por seis crimes de burla qualificada e um crime de roubo qualificado, tendo sido condenado em 2013", pode ler-se na nota.
A ação policial conseguiu ainda apurar que "o suspeito se encontrava evadido de um estabelecimento prisional em Espanha" depois de "não ter regressado após uma saída precária".
Além do homem ser detido, a GNR apreendeu "3.440 euros em numerário, cinco libras em ouro, dois telemóveis e diversos documentos de identificação de origem francesa e inglesa, falsos".
O detido foi então conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto, onde vai cumprir "pena prisão efetiva de nove anos, a que havia sido condenado".
Leia Também: Homem prendia filha e neta em quarto com acesso apenas a penico