Idoso que tentou violar e matar jovens no Alentejo matou casal em Espanha

Manuel passou a maior parte da sua vida na prisão. Entre os vários crimes que já tinha cometido, está o duplo homicídio de dois jovens, em Zamora, e a violação, durante três horas de uma mulher de 30 anos. Em 2019 fugiu para Portugal, onde agora tentou violar e matar duas jovens, de 17 e 22 anos, provocando-lhe ferimentos graves.

Notícia

© Redes Sociais / El Norte de Castilla

Notícias ao Minuto
09/08/2024 11:21 ‧ 09/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

Homicídio

O ex-militar espanhol que tentou violar e matar duas raparigas, de 17 e 22 anos, em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, já tinha estado preso por duas vezes, em Espanha. Uma pelo homicídio de dois jovens, outra pela violação de uma mulher, de 30 anos.

 

Em 2019, escreveu o El Norte de Castilla, 'El Quintas', "o predador sexual do Douro", como ficou conhecido no país vizinho, já se tinha instalado em Portugal.

"Falar de Manuel Martínez Quintas em Zamora é falar do diabo. Nascido em Valdecarros, Salamanca, mas residente no bairro Pinilla, era um pequeno criminoso que entrava e saia da prisão até janeiro de 1983, quando cometeu um crime que mudou a sua história", escreveu a jornalista MJ Pascual na altura.

Duplo homicídio violento

Manuel matou Aurora BL e José Manuel TD, de 19 e 18 anos - que tinham ido à ilha de Las Pallas, em Zamora, para observar pássaros -, depois de os amarrar e amordaçar. O corpo da rapariga foi encontrado a boiar no rio, por um grupo de canoístas, o do rapaz mais tarde, pelas autoridades, meio enterrado.

Já 'El Quintas' foi apanhado na posse de uma medalha de prata que a jovem usava e com algum dinheiro, que tirou às vítimas "com a ponta de uma espingarda". Se dúvidas houvesse sobre o seu envolvimento no duplo homicídio, Manuel terminou com elas ao confessar os crimes.

Primeiro atirou Aurora ao rio e empurrou-a até que morresse afogada, depois, pegou em José e estrangulou-o até à morte.

Violou mulher várias vezes durante três horas

A partir dessa altura, o assassino, que na altura tinha 32 anos, passou metade da sua vida na prisão. Em 1996, 13 anos depois do crime, foi libertado por bom comportamento. No entanto, no espaço de um ano, mesmo em liberdade condicional, voltou a cometer um crime violento. Sequestrou e violou várias vezes uma mulher de 30 anos, durante três horas, sob ameaça de uma arma de fogo e uma faca.

Após vários anos detido, 'El Espanhol', como ficou, entretanto, conhecido em Castelo de Vide, foi libertado em 2017.

Ainda segundo a imprensa espanhola, Manuel ficou impedido de regressar a Zamora durante cinco anos. A "pressão social" fez então com que fugisse para Portugal, em 2019. Praticamente desde essa altura, que vivia numa auto-caravana na barragem de Póvoas e Meadas, em Castelo de Vide, onde agora voltou à vida de criminoso, ao tentar violar e matar duas jovens portuguesas, de 17 e 22 anos, na noite da passada terça-feira.

Manuel, que tem hoje 74, volta assim à prisão, pelo menos para já, em preventiva.

De acordo com a agência Lusa, o suspeito está indiciado de sete crimes, entre os quais tentativa de homicídio, crimes de natureza sexual, sequestro e rapto e posse de arma proibida.

Leia Também: Jovens feridas em barragem estavam semidespidas. Suspeito é espanhol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas