A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou, esta quinta-feira, um investimento de 1,5 milhões de euros para o "reforço dos equipamentos dos Sapadores Florestais em todo o país".
Em comunicado, enviado às redações, a tutela adiantou que o valor será financiado pelo Fundo Ambiental e irá "permitirá dotar as equipas de profissionais com material de proteção individual (EPI) de última geração, contribuindo para uma maior segurança nas operações de combate a incêndios".
"Este investimento é um reconhecimento do seu trabalho e um compromisso com a sua segurança. Com estes novos equipamentos, estaremos a dotar os Sapadores Florestais com as melhores ferramentas para enfrentarem os desafios cada vez maiores que os incêndios florestais representam", apontou a ministra do Ambiente e Energia, citada na nota.
Entre os equipamentos incluem-se "vestuário incombustível, calçado, capacetes, luvas e outros materiais de segurança (como, por exemplo, óculos, filtros de carvão para máscaras e cógulas)".
O apoio será concedido sob a forma de subsídio não reembolsável, até um máximo de 850 euros por cada sapador florestal, o que equivale a 4.250 euros por equipa operacional.
"A proteção das nossas florestas é uma prioridade para o Governo. Este investimento é mais uma demonstração do nosso compromisso em prevenir e combater os incêndios florestais, ao reforçar a capacidade de resposta das nossas equipas de Sapadores Florestais e a assegurar que estejam devidamente equipados com os melhores recursos e material disponível", conclui Maria da Graça Carvalho.
Segundo a nota, a expectativa do Governo é que os equipamentos "estejam disponíveis no terreno o mais rapidamente possível".
Leia Também: Mais de 70% dos bombeiros de Mira indisponível. Direção demitiu-se