"O representante da República tem informado em permanência Sua Excelência o Presidente da República, que tem transmitido a sua grande preocupação e solidariedade", lê-se numa nota distribuída pelo gabinete do juiz conselheiro Ireneu Barreto.
O representante informa que tem "acompanhado de forma constante a evolução dos incêndios que afetam a região desde o dia 14", acrescenta.
Ireneu Barreto tem recebido informações do Governo Regional, do Serviço de Proteção Civil e do general comandante Operacional da Madeira, menciona.
Este responsável expressa ainda solidariedade com a população que está a ser afetada pelos incêndios e reconhece o trabalho dos bombeiros, autarcas e elemento da proteção civil que estão empenhados no combate ao fogo.
A Madeira está a ser atingida por um incêndio que teve início na quarta-feira de manhã, numa zona de difícil acesso, na freguesia da Serra de Água, no município da Ribeira Brava, propagando-se depois para o concelho vizinho de Câmara de Lobos.
De acordo com um balanço feito pelo secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, o incêndio estava, às 13h00, ativo na Encumeada (Ribeira Brava), e nas freguesias do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, em Câmara de Lobos.
A combater as várias frentes ativas, estavam então 54 operacionais, apoiados por 18 viaturas e pelo helicóptero do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, além de elementos da PSP e do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.
Cerca das 15h30, a Secretaria Regional de Proteção Civil anunciou, em comunicado, que a região vai receber nas próximas horas 80 elementos da Força Especial dos Bombeiros para ajudar no combate ao incêndio.
Na nota, a tutela adianta que "os meios no terreno foram reforçados e as equipas de intervenção florestal afetas à Guarda Nacional Republicana foram acionadas", sem precisar o número de meios envolvidos.
Leia Também: Mais de 100 bombeiros apoiados por 37 veículos combatem fogo na Madeira