"Eu acordei com as janelas, estores a bater e a casa a abanar, durante alguns segundos. Tenho três gatos, que se esconderam, apavorados. Moro em Vila Nova de Santo André, num terceiro andar. Nunca tinha sentido um sismo tão forte", relatou Vítor Joaquim Rodrigues ao Notícias ao Minuto.
Helena Silva, residente em Ovar, descreve ter sentido o sismo às 5h11 da madrugada: "Sem estragos, mas a casa e a cama abanou bem".
São dezenas de relatos que nos chegam via email, oriundos de Abrantes, Lagos, Maia, Montijo, Barreiro, Porto, Torres Vedras, Matosinhos.
"Em Viseu foi sentido e a minha casa abanou, nas janelas houve vibrações durante alguns segundos. Foi rápido, estava a dormir, nem deu tempo para entender bem o que estava a passar", indicou outro leitor.
Vítor Carvalho, no Cartaxo, diz que "sentiu bastante" o tremor. "Estava a dormir e acordei com a cama e todo o quarto a abanar, juntamente com um barulho enorme parecido com uma forte tempestade (cerca de 5 a 10 segundos, que pareceram bem mais)."
Recorde-se que a Proteção Civil não tem registo de vítimas nem danos de maior, uma hora depois do sismo moderado, de 5,3 na escala de Richter, registado esta madrugada ao largo de Sines.
O distrito de Lisboa foi abalado por um sismo pouco depois das 5h da madrugada desta segunda-feira. O tremor foi, porém, sentido um pouco por todo o país.
De acordo com o IPMA, trata-se de um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter, ocorrido às 4h11, a 16 km de profundidade, com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
Leia Também: Terramoto de magnitude superior a 5 sentido um pouco por todo o país