Proliferam nas redes sociais relatos de pessoas que sentiram o abalo que, esta manhã, deixou o país em alerta.
E se os relatos escritos não eram suficientes, há agora quem partilhe imagens captadas do momento e que mostram a intensidade com que os locais onde se encontravam tremeram.
Tremor de terra em Lisboa. pic.twitter.com/pPRTa1xVyE
— João (@01joaojoao) August 26, 2024
O distrito de Lisboa foi dos mais abalados pelo sismo pelas 5h da madrugada desta segunda-feira. O tremor foi, porém, sentido um pouco por todo o país, de acordo com a Proteção Civil.
Passou o susto. Sismo sentido esta madrugada no Parque das Nações, Lisboa. #sismo #Portugal #terramoto #Lisboa pic.twitter.com/jnQ9bvMUEM
— Confins da Ibéria (@ConfinsI) August 26, 2024
De acordo com o IPMA, trata-se de um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter, ocorrido às 5h11, a 16 km de profundidade, com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
O abalo foi também captado durante a emissão de um dos noticiários da manhã da CNN Portugal. Os pivots estavam numa emissão em direto quando foi possível perceber que o estúdio estaria a tremer, tendo ambos os jornalistas reagido de imediato, olhando em volta, com um ar preocupado.
@cnnportugal exato momento que se deu o sismo. #sismo #portugal pic.twitter.com/mJ60eIpDgc
— Daniel Medina (@jdanielcmedina) August 26, 2024
Recorde-se que o sismo foi registado às 05:11 e teve epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal, e não causou danos pessoais ou materiais até ao momento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o Governo diz estar em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria.
"Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", é referido na nota.
Leia Também: Governo apela à população que mantenha serenidade após sismo