Enfermeiros iniciam hoje greve parcial por tempo indeterminado

Enfermeiros iniciam hoje uma greve, por tempo indeterminado, de duas horas por turno, nos dias úteis, nas unidades locais de saúde de S. João e Santo António (Porto), de Coimbra, Santa Maria e S. José (Lisboa).

Notícia

© Lusa

Lusa
02/09/2024 06:16 ‧ 02/09/2024 por Lusa

País

Enfermeiros

A paralisação, que decorre no turno da manhã entre as 09:30 e as 11:30 e no turno da tarde entre as 16:30 e as 18:30, é convocada pela Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros e visa exigir, entre outras reivindicações, a atualização salarial, o fim dos limites à progressão das carreiras e uma quota mínima de 35% de enfermeiros na categotia de especialistas.

 

Estão garantidos serviços mínimos para a prestação de cuidados de enfermagem urgentes e inadiáveis por duas horas, bem como para tratamentos em curso de quimioterapia, radioterapia, administração de sangue e derivados e antibioterapia.

A greve abrange centros de saúde e hospitais (consultas externas, internamentos e serviços de imagiologia e de outros exames de diagnóstico ou de terapêutica).

São excluídos da paralisação os serviços de atendimento urgente e complementar, as urgências hospitalares, os cuidados intensivos, intermédios e paliativos, os blocos operatórios e de partos, os hospitais de dia e os serviços de hospitalização domiciliária, hemodinâmica e hemodiálise.

Leia Também: ULS de Leiria assume cumprimento de reivindicações dos enfermeiros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas