Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tombou ao tentar aterrar numa pedreira em Atei, Mondim de Basto, confirmou ao Notícias ao Minuto o Comando Sub-Regional do Ave da Proteção Civil. O incidente ocorreu pelas 12h30 desta segunda-feira.
As autoridades explicaram que a aeronave de emergência tinha sido chamada a uma pedreira e que, ao tentar aterrar, "as hélices levantaram alguma poeira, dificultando a visibilidade", o que acabou por potenciar o embate "numas árvores contíguas".
O helicóptero "tombou lateralmente", sem causar feridos. Os quatro passageiros (um piloto, um co-piloto, um médico e um enfermeiro) estão bem, disse a mesma fonte.
No entanto, fonte do INEM disse à agência Lusa que os quatro apresentam algumas escoriações e vão ser encaminhados para o hospital "por precaução".
O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Carlos Magalhães, disse à agência Lusa que a aeronave tinha sido acionada para um acidente de trabalho numa pedreira, naquela freguesia. "Neste momento estão-se a efetuar as manobras de proteção ao helicóptero, uma vez que traz 900 litros de combustíveis", referiu o comandante, pelas 14h00.
O INEM tinha sido chamado ao local para remover um trabalhador ferido numa queda. Para a retirada do ferido foi, entretanto, acionado o helicóptero do INEM sediado em Viseu.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o local do acidente foram mobilizados 43 operacionais e 16 viaturas.
Contactada pela Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse ter sido já notificado de uma ocorrência relativa a acidente com um helicóptero do INEM na zona de Mondim de Basto, estando a mobilizar uma equipa de investigação para o local.
[Notícia atualizada às 14h31]
Leia Também: Mergulhadores no Douro para último dia de buscas por peças do helicóptero