Helicóptero do INEM tomba ao responder a ocorrência em Mondim de Basto

A aeronave havia sido chamada para uma ocorrência numa pedreira e a falta de visibilidade acabou por proporcionar a queda na lateral, da qual não resultaram feridos.

Notícia

© GlobalImagens

Anabela Sousa Dantas com Lusa
02/09/2024 13:31 ‧ 02/09/2024 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

País

Mondim de Basto

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tombou ao tentar aterrar numa pedreira em Atei, Mondim de Basto, confirmou ao Notícias ao Minuto o Comando Sub-Regional do Ave da Proteção Civil. O incidente ocorreu pelas 12h30 desta segunda-feira.

 

As autoridades explicaram que a aeronave de emergência tinha sido chamada a uma pedreira e que, ao tentar aterrar, "as hélices levantaram alguma poeira, dificultando a visibilidade", o que acabou por potenciar o embate "numas árvores contíguas".

O helicóptero "tombou lateralmente", sem causar feridos. Os quatro passageiros (um piloto, um co-piloto, um médico e um enfermeiro) estão bem, disse a mesma fonte.

No entanto, fonte do INEM disse à agência Lusa que os quatro apresentam algumas escoriações e vão ser encaminhados para o hospital "por precaução".

O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Carlos Magalhães, disse à agência Lusa  que a aeronave tinha sido acionada para um acidente de trabalho numa pedreira, naquela freguesia. "Neste momento estão-se a efetuar as manobras de proteção ao helicóptero, uma vez que traz 900 litros de combustíveis", referiu o comandante, pelas 14h00.

O INEM tinha sido chamado ao local para remover um trabalhador ferido numa queda. Para a retirada do ferido foi, entretanto, acionado o helicóptero do INEM sediado em Viseu.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o local do acidente foram mobilizados 43 operacionais e 16 viaturas.

Contactada pela Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse ter sido já notificado de uma ocorrência relativa a acidente com um helicóptero do INEM na zona de Mondim de Basto, estando a mobilizar uma equipa de investigação para o local.

[Notícia atualizada às 14h31]

Leia Também: Mergulhadores no Douro para último dia de buscas por peças do helicóptero

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas