O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, este sábado, que "está a acompanhar" as notícias sobre a fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa.
"Estou acompanhar a situação desde o primeiro minuto e a acompanhar as informações que estiverem para chegar, que espero que sejam boas. É uma situação que é sempre indesejável. Esperamos que seja resolvida e enfrentada o mais rapidamente possível", disse, em declarações aos jornalistas, em Belém.
O Presidente da República frisou, contudo, que a informação disponível "sobre a evolução dos acontecimentos é muito curta".
"Vamos ver para depois saber o que é que se passa. O próprio Governo, tendo dados disponíveis, não deixará de informar os portugueses. Espero", acrescentou.
Cinco reclusos fugiram, este sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, pelas 10h00, anunciou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10h00 "com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior", refere a DGRSP.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos.
Condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, entre os crimes estão tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
[Notícia atualizada às 16h43]
Leia Também: Saiba quem são os 5 reclusos que escaparam da prisão de Vale de Judeus