A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas nas celas Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, durante a noite deste sábado, na sequência da fuga de cinco reclusos, esta manhã.
Segundo a RTP 3, houve um reforço dos guardas profissionais, que estão a "reunir indícios em perícias" realizadas com elementos da PJ.
Estas buscas deverão "durar várias horas" e estão a ser analisados os registos telefónicos e de visitas.
Ainda de acordo com a estação de televisão, numa "noite normal" de sábado estariam dez guardas prisionais a trabalhar, mas, devido à fuga, hoje estão 50.
Já de acordo com a CNN Portugal, a Polícia Judiciária, além das buscas nas celas, irá também realizar uma reconstituição da fuga.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) anunciou esta manhã que cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no distrito de Lisboa.
Uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10h00 "com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior", refere a DGRSP.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos.
Condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, entre os crimes estão tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.
Leia Também: Acionada "cooperação policial internacional" para captura dos 5 reclusos