O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, comentou esta segunda-feira "os momentos de enorme preocupação" que se vivem em vários pontos do país devido aos incêndios.
"Vivem-se momentos de enorme preocupação com a situação dos incêndios em vários pontos do país. Toda a solidariedade às corporações de bombeiros no terreno e às populações afetadas", começa por dizer Rui Rocha através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
O liberal considerou então que se deve "concentrar os esforços no apoio às operações de combate, no socorro das situações mais urgentes e usar da máxima prudência".
Vivem-se momentos de enorme preocupação com a situação dos incêndios em vários pontos do país. Toda a solidariedade às corporações de bombeiros no terreno e às populações afetadas. Devemos concentrar os esforços no apoio às operações de combate, no socorro das situações mais…
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) September 16, 2024
De salientar que, segundo a página oficial da Proteção Civil, às 11h35 estavam a ser combatidos três incêndios rurais na região de Aveiro considerados "ocorrências significativas": em Albergaria-a-Velha, com 141 operacionais, 41 veículos e um meio aéreo; Sever do Vouga, com 180 operacionais, 60 veículos e três meios aéreo e Oliveira de Azeméis, com 564 operacionais, 179 veículos e sete meios aéreos.
O Governo declarou ontem situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que está em vigor desde as 13h00 de domingo e as 23h59 de terça-feira, 17 de setembro.
O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro foi ativado, num momento em que Portugal pediu à União Europeia (UE) um reforço de meios para combater estes incêndios e para reforçar as capacidades no território continental, confirmou à Lusa fonte da Comissão Europeia.
Leia Também: Maria Cerqueira Gomes rodeada por incêndio em Albergaria-a-Velha