Zona Industrial de Oliveirinha em Carregal do Sal rodeada de chamas

A Zona Industrial de Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, está rodeada de chamas disse à agência Lusa, pelas 22h00 de hoje, fonte dos bombeiros.

Notícia

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
16/09/2024 22:59 ‧ 16/09/2024 por Lusa

País

Incêndios

"Agora a situação está crítica. Estamos a reforçar os meios na Zona Industrial de Oliveirinha para tentar evitar que as chamas entrem" naquele espaço, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Nelas, Guilherme Almeida.

 

O incêndio que está agora junto da zona industrial do concelho de Carregal do Sal teve início em Senhorim, no concelho de Nelas (distrito de Viseu), e passou para o município vizinho, "inclusive pelo IC12" (Itinerário Complementar 12), acrescentou o comandante.

As populações de Vale de Madeiros e Lapa do Lobo, concelho de Nelas, "não estão propriamente ameaçadas, mas estão a ser protegidas", assim como Laceiras e Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal, igualmente no distrito de Viseu.

Deste incêndio resultaram "seis pessoas feridas, três do Folhadal e outras três de Vale de Madeiros, com idades entre os 20 e os quase 70 anos. Entre elas, há duas pessoas em estado grave, que inspiram alguns cuidados", referiu o comandante de Nelas.

Guilherme Almeida disse que os dois feridos graves "são entre as pessoas mais velhas que estavam a tentar salvaguardar os seus bens", uma em Folhadal e outra em Vale de Madeiros, freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas.

Pelas 22h00, o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões mobilizava 287 operacionais, apoiados por 78 veículos, para o incêndio de Folhadal, cujo alerta foi pelas 11h53.

No incêndio de Senhorim, também em Nelas, que teve início pelas 11h34, estavam mobilizados, à mesma hora, 55 operacionais, apoiados por 15 veículos.

Em Penalva do Castelo continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00h15 de hoje, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde e mobilizava, cerca das 22h00, 119 operacionais com 40 veículos.

Ainda no concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, um outro incêndio, que começou às 20h16 de domingo, também em mato, na localidade de Valamoso, freguesia de Esmolfe, pelas 22h00 mobilizava 86 operacionais, apoiados por 25 veículos.

Entretanto, também no distrito de Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, com início pelas 17h18 em Vila Cova à Coelheira, um incêndio em povoamento florestal mobilizava, à mesma hora, 115 operacionais com 33 veículos.

Segundo fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), os incêndios obrigaram ao corte ao trânsito de várias vias, como o Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas e as estradas nacionais (EN) 231 e 329, em Nelas e Penalva do Castelo.

Leia Também: Chamas destruíram em Baião mais de 10 casas e uma viatura dos bombeiros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas