Encontro solidário de guardas em Vale de Judeus adiado para outubro

O "Encontro Solidário" de guardas prisionais que estava marcado para o exterior da cadeia de Vale de Judeus na quinta-feira foi adiado para 07 de outubro, anunciou hoje o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
17/09/2024 18:31 ‧ 17/09/2024 por Lusa

País

Vale de Judeus

Em comunicado, o SNCGP esclarece que o adiamento prende-se "apenas com a necessidade de respeitar o momento difícil que atualmente se vive no país devido a incêndios".

 

A nova data do "Encontro Solidário", 07 de outubro, assinala um mês desde a fuga de reclusos daquele Estabelecimento Prisional.

Segundo o sindicato, centenas de guardas de todo o país eram esperados na quinta-feira no exterior da cadeia de Vale de Judeus num "encontro de solidariedade" para demonstrar "a união e a força" do corpo da guarda prisional, no mesmo dia em que alguns dos guardas daquela prisão deveriam ser ouvidos no âmbito do processo de averiguações relacionado com a fuga de cinco reclusos.

Na semana passada, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, anunciou uma auditoria urgente à segurança dos 49 estabelecimentos prisionais de Portugal, na sequência da fuga destes cinco reclusos considerados perigosos.

Além dessa, a ministra avançou que determinou uma segunda auditoria de gestão ao sistema prisional para avaliar a organização e afetação de recursos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e de todos os estabelecimentos prisionais do país.

Com base no relatório da auditoria à atuação dos serviços de vigilância e segurança, que foi elaborado pela Divisão de Serviços de Segurança da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rita Alarcão Júdice explicou que a fuga dos reclusos "demorou seis minutos" e só foi detetada cerca de uma hora depois.

Leia Também: Vale de Judeus? "Ministra da Justiça esteve bem, teve sentido de Estado"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas