Câmara de Gondomar anuncia reabertura parcial das escolas na quinta-feira

A Câmara de Gondomar anunciou hoje a reabertura na quinta-feira das escolas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, parte das que nos últimos três dias estiveram encerradas devido aos incêndios que lavraram no concelho.

Notícia

© MIGUEL RIOPA / AFP) (Photo by MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Lusa
18/09/2024 20:28 ‧ 18/09/2024 por Lusa

País

Gondomar

Em comunicado, a autarquia sinaliza o regresso às aulas na Escola Básica (B) de Aguiar (1.º ciclo e pré-escolar) e EB de Ramalde (1.º ciclo).

 

Na mesma mensagem, o município do distrito do Porto informa que continuarão encerradas as escolas do Agrupamento de Escolas Beira Douro e do Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar.

"As escolas encerradas serão, neste dia, alvo de uma ação de limpeza prévia à sua reabertura", revela a autarquia.

A informação surge horas depois do incêndio que lavrava no concelho desde segunda-feira ter sido dado como dominado e em resolução.

O incêndio em Gondomar deflagrou na segunda-feira e atingiu as zonas de Medas, Jovim, Jancido (Foz do Sousa) e Melres, bem como em Gens.

Sete pessoas morreram e cerca 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), hoje pelas 12 horas, estavam em curso 44 incêndios, dos quais 23 eram considerados ocorrências significativas, que envolviam mais de 3.000 operacionais, apoiados por perto de mil meios terrestres e 19 meios aéreos.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

Leia Também: Próximas 24h "vão continuar a ser muito complexas" no combate aos fogos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas