"Dá-nos esperança". Bombeiros de Santo Tirso salvam cão de incêndio

O incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso foi dado como "dominado" e, pelas 18h50 de hoje, decorriam operações de rescaldo e vigilância.

Notícia

© Bombeiros Voluntários Santo Tirso

Notícias ao Minuto com Lusa
18/09/2024 23:18 ‧ 18/09/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Incêndios

Além de combater as chamas, os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso salvaram um cão do incêndio que lavrava naquela zona, na terça-feira.

 

“Hoje salvámos um animal. Parece pouco, é pouco pelo tanto que já se perdeu. Mas dá-nos esperança, lembra-nos que todos contam e que é por todos que estamos cá”, escreveu a corporação na rede social Facebook.

Os bombeiros salientaram ainda que “o dia foi longo e a noite não acaba”, dando continuidade à sua “missão de servir e proteger”.

Recorde-se que o incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso foi dado como "dominado" e, pelas 18h50 de hoje, decorriam operações de rescaldo e vigilância, disse fonte dos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Pedro Santos, adiantou à Lusa que todas as pessoas que tinham sido retiradas de casa por precaução já regressaram a casa.

Saliente-se que as próximas 24 horas "vão continuar a ser muito complexas" no combate aos incêndios que lavram há vários dias nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental, segundo alertou o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

O responsável apontou, em conferência de imprensa, que Portugal voltará a receber reforço de meios espanhóis na quinta-feira, havendo 18 ocorrências que preocupam na região de Aveiro, na sub-região de Viseu, no Porto, Alto Tâmega e Barroso, no Douro e Tâmega e Sousa.

Até ao momento, contabilizam-se 150 vítimas, entre elas cinco mortos, 12 feridos graves, 65 feridos ligeiros e 68 assistidos.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

Leia Também: Bombeiros de Paredes de Coura salvam patudo "em apuros" durante fogo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas