Depois de hoje a normalidade ter sido reposta no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, na sexta-feira será a vez do regresso às aulas nos agrupamentos de escolas Beira Douro e n.º1 de Gondomar.
Numa mensagem divulgada na quarta-feira, o município do distrito do Porto justificou o adiamento de abertura dos dois últimos agrupamentos com a necessidade de efetuar "limpeza prévia" àqueles equipamentos.
O incêndio em Gondomar deflagrou na segunda-feira e atingiu as zonas de Medas, Jovim, Jancido (Foz do Sousa) e Melres, bem como em Gens, tendo entrado em fase de conclusão na noite de quarta-feira.
Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.
Leia Também: Fogos em Aveiro "completamente dominados"