"Nenhum de nós está preparado". Américo Aguiar é cardeal há um ano

Américo Aguiar fala num primeiro ano de "adaptação".

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/09/2024 20:00 ‧ 30/09/2024 por Notícias ao Minuto

País

Américo Aguiar

Foi há exatamente um ano, a 30 de setembro de 2023, que Américo Aguiar se tornou no 47.º cardeal português da História. Um ano após ter recebido o barrete cardinalício das mãos do Papa Francisco, numa celebração que teve lugar na Praça de S. Pedro, no Vaticano, Américo Aguiar, que é também bispo de Setúbal, fala numa "adaptação a uma realidade que" ninguém espera e para a qual ninguém "está preparado". 

 

"[É um primeiro ano de ] adaptação a uma realidade que nenhum de nós espera, nem de nenhum de nós está preparado", disse, segundo cita uma nota hoje divulgada no site oficial da Diocese de Setúbal.

"Vamo-nos convertendo, vamo-nos adaptando. A principal questão que me condiciona, por vezes, tem a ver com a espontaneidade de uma resposta, ou de uma partilha, ou de um gesto, que tenho de ter consciência que, nesta circunstância, posso estar a vincular negativamente, ou vincular sem ter razão para isso, qualquer posicionamento do Santo Padre, ou até da Igreja, atendendo a que sou cardeal. Mas, tirando isso, é uma preparação que eu acho que dura até ao fim da vida", acrescentou.

Para Américo Aguiar, a maior "riqueza" do colégio cardinalício é a sua "diversidade".

"Vamos fazendo parte de um grupo que é tão representativo do mundo, e os últimos Papas foram fazendo um esforço para que os cardeais viessem das proveniências mais diversas. E o Papa Francisco tem-nos surpreendido, com alguns como eu", frisou. 

De notar que o bispo de Setúbal encontra-se no Vaticano, por ocasião da sua participação no Sínodo dos Bispos, a convite do Papa.

Recorde, na fotogaleria acima, o momento em que Américo Aguiar recebeu o anel e barrete cardinalícios, assim como a bula de criação. Foi-lhe atribuído o título da Igreja de Santo António de Pádua na Via Merulana, em Roma. 

Leia Também: Papa quer ricos a pagar mais impostos para distribuir dinheiro por pobres

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas