Em resposta a um pedido de esclarecimentos da Lusa, a autarquia do distrito do Porto assinala que a 01 de junho celebrou contratos de trabalho com todos os candidatos aprovados no concurso de seleção e recrutamento para estagiários na categoria de agentes municipais de 2.ª classe, bem como com os trabalhadores municipais que se candidataram ao lugar e foram aprovados nas diversas provas de seleção e recrutamento previstas na lei.
Citado na resposta, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, informou que "estão em formação 14 estagiários para provimento na categoria de agentes municipais de 2.ª classe", que está a ser ministrada pela Fundação para Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL) e inclui formação na Escola Prática de Polícia, terminando a 23 de dezembro.
"Considerando que o número de candidatos aprovados é insuficiente para o preenchimento dos postos de trabalho criados, foi aberto um novo procedimento de seleção e recrutamento que está a decorrer", prossegue a autarca, avançando que "serão admitidos, numa primeira fase, 20 agentes e um agente graduado".
Neste contexto, o município prevê que a Polícia Municipal de Valongo inicie funções "com os agentes que ficarem aprovados no curso de formação", lê-se ainda na resposta enviada à Lusa.
A Polícia Municipal ficará alojada num edifício da Avenida 5 de outubro, em Ermesinde, cujas obras ainda decorrem e representam um investimento superior a um milhão de euros.
A criação da Polícia Municipal de Valongo foi aprovada em Assembleia Municipal em junho de 2019 e validada em Conselho de Ministros dois anos mais tarde, em julho de 2021.
Leia Também: Moedas defende ordem dada à Polícia Municipal para deter criminosos