A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no dia 1 de outubro, um homem, de 68 anos, por violência doméstica e violação agravada contra a cônjuge, no concelho de Valongo.
"No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência física, psicológica e verbal contra a vítima, sua esposa de 64 anos", revela a GNR, em comunicado, esta sexta-feira.
No decorrer da ação, o suspeito "foi detido em cumprimento de mandado de detenção", tendo sido ainda dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e outro em veículo.
Estas buscas culminaram na apreensão de cinco armas de fogo, três carregadores e 623 munições de diversos calibres.
"Foi ainda apreendido e recuperado um motociclo, o qual constava para apreender por furto, e que foi entregue ao legítimo proprietário", revelou a força de segurança.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Penafiel, "onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de afastamento de residência e proibição de contactos por qualquer forma ou meio com a vítima, controlado com pulseira eletrónica até uma distância de 2 000 metros, apresentações diárias no posto policial da sua área de residência até ser aplicada vigilância eletrónica e posteriormente apresentações semanais, bem como, proibição de detenção e/ou compra de quaisquer armas".
Leia Também: Dois homens e uma mulher morrem em tiroteio em Lisboa. PJ investiga