Guardas prisionais juntam-se em Vale de Judeus solidários com colegas

Guardas de várias cadeias do país são esperados hoje no Encontro de Solidariedade da Guarda Prisional defronte do Estabelecimento Prisional (EP) de Vale de Judeus, onde há precisamente um mês ocorreu a fuga de cinco reclusos.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/10/2024 06:40 ‧ 07/10/2024 por Lusa

País

Fuga de Vale de Judeus

Segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), presidido por Frederico Morais, esta iniciativa "visa demonstrar a união e o apoio do corpo da guarda prisional aos colegas do EP de Vale de Judeus" e, desta forma, "demonstrar que existem problemas transversais a todos os estabelecimentos prisionais e que afetam a vida de todos" estes profissionais.

 

"É fundamental demonstrar aos nossos colegas do EP de Vale Judeus a nossa solidariedade", salienta um comunicado do SNCGP, numa altura em que decorrem processos de averiguação interna, de natureza disciplinar, e um inquérito aberto pelo Ministério Público para apurar eventuais responsabilidades de quem estava de serviço na videovigilância no dia da fuga.

O Encontro de Solidariedade, que chegou a estar previsto para 19 de setembro, foi adiado para hoje devido à ocorrência de incêndios florestais que atingiram o país naquela data.

A fuga de cinco reclusos considerados perigosos de Vale de Judeus levou à demissão do então diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa e Gonçalves, que foi substituído interinamente por Isabel Leitão, que já integrava aquela direção-geral tutelada pelo Ministério da Justiça.

A fuga de Vale de Judeus levou a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que ordenou uma auditoria à segurança das cadeias portuguesas, a ser ouvida recentemente sobre o caso na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a requerimento da Iniciativa Liberal.

Leia Também: Vale de Judeus? "Situação grave" que "não poderá voltar a acontecer"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas