"O Município de Leiria decidiu restringir o horário de funcionamento do estabelecimento 'Paiol', com redução para o período entre as 06:00 e as 22:00, uma medida em resultado da ocorrência de agressões e de diversas denúncias de ruído", anunciou hoje a autarquia.
Numa nota à imprensa, a Câmara, presidida por Gonçalo Lopes, adiantou que, "após análise das denúncias que apontam para problemas de ruído e para ocorrências criminais graves no local, nomeadamente os eventos registados no dia 06 de outubro", foi desencadeado "o procedimento de restrição de horário previsto no Regulamento n.º 891/2019, de 18 de novembro, que regula os horários de funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços no concelho de Leiria".
A decisão, que teve parecer favorável da Polícia de Segurança Pública (PSP), da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, determina que o bar "deverá funcionar entre as 06:00 e as 22:00, todos os dias da semana, com efeitos imediatos" desde terça-feira. Até agora, o bar funcionava até às 02:00.
"Esta medida tem como objetivo reduzir os aglomerados de pessoas no interior e exterior do estabelecimento, e minimizar os problemas de segurança e ordem pública que têm vindo a ser associados ao local", explicou a Câmara.
Na nota de imprensa, o município de Leiria assegurou ainda que "vai continuar a efetuar uma monitorização ativa das condições e comportamentos associados aos estabelecimentos no concelho, de forma a garantir o cumprimento das normas e a segurança da população".
Três homens foram agredidos com arma branca na sequência de uma desordem junto a um bar em São Romão, anunciou na segunda-feira a PSP.
Em comunicado, a PSP referiu que, pelas 23:35 de domingo, ocorreu uma desordem entre vários cidadãos e três deles, com idades entre os 24 e os 33 anos, foram agredidos com recurso a arma branca, na zona do abdómen, pescoço e braço.
A PSP esclareceu que "os polícias foram contactados pelo serviço de segurança do Hospital Santo André, em Leiria, para se deslocarem às urgências por haver notícia da entrada naquele serviço de dois cidadãos esfaqueados".
"Por volta das 00:45, deu entrada naquelas urgências um terceiro ferido, o qual informou ter sido vítima de agressões por parte do mesmo suspeito", adiantou a PSP, explicando que "os feridos deslocaram-se, pelos seus próprios meios", ao hospital.
Uma das vítimas foi sujeita a intervenção cirúrgica, "permanecendo nos cuidados intensivos, e os outros dois feridos ficaram em observação", esclareceu a PSP, referindo que, após as agressões, "o suspeito encetou fuga para parte incerta".
Segundo a PSP, o bar junto ao qual ocorreu o crime foi alvo de uma fiscalização conjunta com a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica em setembro, "tendo sido levantados dois autos, um por irregularidades no sistema de videovigilância e outro por falta de licença para difusão de música ao vivo".
A PSP acrescentou que a investigação transitou para a Polícia Judiciária (PJ).
Fonte do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ confirmou a investigação, referindo tratar-se de uma situação na qual o suspeito colocou em causa a vida das vítimas.
Leia Também: Funcionário que desviou dinheiro de Pedrógão Grande condenado a prisão