A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, desejou "muitas felicidades" ao novo Procurador-Geral da República (PGR), Amadeu Guerra, que tomou posse este sábado, descrevendo-o como alguém que "tem todas as condições pessoais e profissionais" para desempenhar o cargo.
"Quero desejar ao senhor PGR muitas felicidades para o seu mandato. Tem todas as condições pessoais e profissionais para o desempenhar com êxito - o país precisa e agradece", lê-se na rede social X.
A mensagem de Rita Alarcão Júdice surge dias após ter afirmado que Amadeu Guerra era a pessoa indicada para pôr a "casa em ordem e ordem na casa", considerando ainda que tem um "currículo inatacável" e que "é uma pessoa que conhece bem a casa".
Quero desejar ao senhor PGR muitas felicidades para o seu mandato. Tem todas as condições pessoais e profissionais para o desempenhar com êxito - o país precisa e agradece.
— Rita Alarcão Júdice (@aRitaJudice) October 12, 2024
Amadeu Guerra, de 69 anos, tomou posse para um mandato de seis anos este sábado, sucedendo a Lucília Gago.
Nascido em Tábua (Coimbra) e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desempenhou diversas funções como magistrado do MP, mas tornou-se mais conhecido quando, entre 2013 e 2019, se tornou diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), o departamento que investiga a grande corrupção e a criminalidade económico-financeira mais grave e complexa.
Leia Também: PGR considera "fundamental mobilizar e incentivar" magistrados do MP