O bispo Joan Enric Vives i Sicília, copríncipe episcopal de Andorra, que divide a chefia do Estado com o Presidente da República Francesa, encontra-se em Portugal em visita oficial.
Marcelo Rebelo de Sousa já esteve três vezes no principado de Andorra, onde residem cerca de 10 mil portugueses: em visita oficial, em 2017, para uma Cimeira Ibero-americana, em 2021, e por ocasião do Dia de Portugal, em 2022.
Em 2024 Portugal e Andorra celebram 30 anos de relações diplomáticas.
Hoje, o Presidente da República recebeu o copríncipe episcopal de Andorra no Palácio de Belém, em Lisboa, pelas 11:30 com honras militares, seguindo-se as fotografias oficiais e a assinatura do livro de honra por parte de Joan Enric Vives i Sicília.
Antes de um encontro a dois, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o copríncipe episcopal de Andorra com o grande-colar da Ordem do Infante D. Henrique.
Nesta ocasião, perante a comunicação social, nenhum dos dois prestou declarações.
O grande-colar da Ordem do Infante D. Henrique é o mais alto grau desta ordem e é concedido pelo Presidente da República a chefes de Estado estrangeiros.
Em setembro de 2017, o Presidente da República deslocou-se a Andorra numa visita oficial em que teve encontros com o chefe do Governo, com o copríncipe episcopal, e foi também recebido na Câmara Municipal de Andorra-a-Velha.
Essa visita coincidiu com a Festa da Virgem de Meritxell, dia nacional de Andorra, em que Marcelo Rebelo de Sousa participou, assistindo a uma missa em honra da padroeira do principado.
Em abril de 2021, Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Andorra para a 27.ª Cimeira Ibero-Americana, em Andorra-a-Velha, Andorra.
Em junho de 2022, regressou ao principado, para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O principado de Andorra também foi visitado pelo anterior chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, em março de 2010.
[Notícia atualizada às 13h06]
Leia Também: Marcelo pede a novo PGR pedagogia e abertura a "mudanças indispensáveis"