Clara Marques Mendes lembrou, como sinal desse reconhecimento pelo trabalho das Misericórdias e de todo o setor social, algumas medidas adotadas pelo atual Governo, como a recente atualização extraordinária das comparticipações do Estado para o setor social, com retroativos a janeiro.
A secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão falava a cerca de uma centena de convidados na cerimónia de inauguração do renovado Lar Acácio Barradas, um investimento global de cinco milhões de euros, comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
Segundo o Provedor da Misericórdia de Setúbal, Cardoso Ferreira, o Lar Acácio Barradas tem capacidade para 43 pessoas, das quais 32 através de um acordo de cooperação com a Segurança Social.
As restantes 11 pessoas ficam em regime particular, o que deverá ajudar a amortizar o empréstimo contraído pela instituição para a realização das obras.
A Misericórdia de Setúbal tem atualmente um total de 265 pessoas residentes em quatro lares - Acácio Barradas, Paula Borba, Centro de Apoio a Idosos Dependentes (CAID) e Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI).
Presta ainda apoio domiciliário a 110 pessoas e dispõe de uma clínica de medicina física e reabilitação, que atende em média cerca de 100 pessoas e garante cerca de metade dos tratamentos de fisioterapia dos hospitais de São Bernardo e do Outão, que integram a recém-criada Unidade Local de Saúde (ULS) de Setúbal.
Leia Também: Trabalhadores dos impostos em greve a 19 e 20 de dezembro