A Polícia de Segurança Pública (PSP) sensibilizou mais de 33 mil pessoas no âmbito da operação 'Bullying é para fracos', que decorreu em todo o território nacional, entre 14 e 25 de outubro, destinando-se aos estabelecimentos de ensino do 1.º ao 3.º ciclo, assim como do ensino secundário, envolvendo crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade.
Em comunicado, esta quarta-feira, a PSP informa que realizou 1.242 ações de sensibilização sobre bullying e cyberbullying, nas quais participaram 33.461 alunos. Este número, sublinha a força de segurança, representa "um aumento de cerca de 9%, tanto do número de ações, como do número de pessoas sensibilizadas", comparativamente à mesma operação realizada em 2023. No ano passado, tinha sido efetuadas 1.138 ações e sensibilizadas 30.609 pessoas.
Na operação, levada a cabo por 602 polícias, a PSP alcançou um total de 675 estabelecimentos de ensino e efetuou 1.367 contactos individuais, "o que representa um aumento de 3,8%" comparativamente a 2023, quando tinham sido alcançados 551 escolas e 1.201 contactos.
Esta ações de sensibilização entre a comunidade escolar, recorde-se, foram direcionadas não só a alunos, mas também aos professores, auxiliares das escolas, pais e encarregados de educação.
Esta operação teve como objetivo aumentar o conhecimento sobre este fenómeno, "capacitando a deteção precoce de situações desta índole", "fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição para com as práticas de bullying", "fomentar a confiança nas capacidades da PSP e dos demais parceiros neste contexto, para intervir e lidar eficazmente com o problema" e alavancar a" atenção dos pais, educadores e outras testemunhas, aumentando a confiança na denúncia aos polícias da Escola Segura como forma de desencadear a resolução desta problemática".
Leia Também: Mais de 140 ocorrências e 23 detidos nos tumultos na AML desde dia 21