Na estação pública, a emissão arranca às 21h00 na RTP3 e será conduzida por Carolina Freitas e Alexandre Brito, participando como convidados Augusto Santos Silva, Richard Zimler, Rita Figueiras, Rui Mergulhão Mendes, Pedro Norton, João Soares, Ana Drago, Diogo Feio, António Costa Pinto, Miguel Szymanski, Marcos Faria Ferreira e José Manuel Fernandes.
A partir da 01h00 da manhã, num simultâneo RTP1 e RTP3, serão José Rodrigues dos Santos, Maria Nobre e Vítor Gonçalves a coordenar uma emissão que contará, para ajudar à leitura dos resultados da eleição, com um painel de convidados constituído por Bernardo Pires de Lima, Ana Santos Pinto, José Gomes André, Paulo Almeida Sande, Henrique Burnay, Pedro Brinca, Liliana Reis, Pedro Delgado Alves, Raquel Varela, Rodrigo Moita de Deus, João António e Felipe Pathé Duarte.
Ao longo desta emissão entrarão ainda, em direto dos Estados Unidos, a correspondente da RTP naquele país, Cândida Pinto, e o enviado especial João Ricardo Vasconcelos, que vão estar nas sedes de campanha dos candidatos em Washington.
Será também a partir da capital dos Estados Unidos que Nuno Santos liderará a emissão eleitoral especial da CNN Portugal, em coordenação com os pivôs João Póvoa Marinheiro e Alexandre Évora, nos estúdios em Lisboa, e Sara Melo Rocha a partir da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Junto a Nuno Santos, nos Estados Unidos, estará o comentador Mário Crespo e, também em Washington, o correspondente Luís Costa Ribas estará no estúdio panorâmico da CNN norte-americana.
A CNN Portugal estará ainda em direto em mais dois pontos dos Estados Unidos: Pedro Benevides estará com a comitiva do partido democrata na Howard University, em Washington, perto de Kamala Harris; e Pedro Bello Moraes acompanhará o centro do partido republicano, em West Palm Beach, na Florida, onde se encontra Donald Trump.
A emissão especial da CNN arranca às 22h00 e acompanhará a divulgação dos resultados ao longo da noite e madrugada.
Através de uma parceria com a CNN internacional, a CNN Portugal irá disponibilizar "dados em tempo real a por estado, quer para a eleição do presidente, quer do senado e da câmara de representantes, com especial enfoque para os estados decisivos".
"Além da presença nos EUA e da forte operação no digital, a emissão televisiva contará com a 'Magic Wall' de resultados e com diversos painéis de análise e de especialistas", refere a estação televisiva, adiantando que a noite abre com Paulo Portas e Sérgio Sousa Pinto e segue com Francisco Seixas da Costa, Diana Soller, Tiago André Lopes, Catarina Carvalho, Sónia Sénica, Ricardo Ferreira Reis, Rui Calafate, Jorge Botelho Moniz, Alexandra Leitão e Jaime Nogueira Pinto.
Já a SIC Notícias está desde as 10h00 de hoje a emitir com a etiqueta "edição especial", focada em "acompanhar minuto a minuto o que se vai passando nas eleições americanas".
Segundo fonte da estação, esta noite, até às 00h00, a emissão será conduzida pelos pivôs habituais: Ana Patrícia Carvalho na "Grande Edição" com e Nelma Serpa Pinto na "Edição da Noite".
A partir da meia-noite, a SIC Notícias dá início a "uma grande operação para acompanhar minuto a minuto tudo o que se vai passando", denominada "Decisão América: Kamala ou Trump?" e que, com moderação dos pivôs Teresa Dimas e Diogo Martins, contará com a presença em estúdio dos comentadores habituais de internacional e política da estação.
No terreno estão já há alguns dias os jornalistas Ricardo Costa, Rodrigo Pratas e a correspondente nos EUA, Marta Moreira.
A escolha do futuro Presidente dos Estados Unidos -- a democrata Kamala Harris ou o antigo Presidente republicano Donald Trump - decorrerá em ambiente de grande tensão e incerteza e com a forte probabilidade de não haver um resultado final nas próximas horas.
Com as sondagens a indicarem diferenças marginais (dentro da margem de erro) entre os dois principais candidatos, ninguém espera conhecer um desfecho na noite de hoje, podendo acontecer que o processo se arraste durante dias ou até semanas.
Nas eleições de hoje, os norte-americanos também vão eleger 34 senadores (em 100) e todos os 435 membros da Câmara de Representantes, além de disputas para governador em 11 dos estados e dois territórios (Porto Rico e Samoa Americana).
Leia Também: EUA? Miranda Sarmento diz que UE está pronta para qualquer resultado