INEM com triagem automática para chamadas em espera a partir de 3 minutos

Medidas de contingência surgem na sequência dos atrasos de atendimento das chamadas no CODU que alegadamente causaram a morte de três pessoas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/11/2024 16:34 ‧ 06/11/2024 por Notícias ao Minuto

País

INEM

O INEM anunciou, esta quarta-feira, a implementação de medidas de contingência para otimizar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) face à greve dos técnicos de emergência médica, incluindo a criação de uma triagem de emergência para chamadas com espera de três ou mais minutos.

 

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso é revelado que o Conselho Diretivo do INEM decidiu colocar em prática um conjunto de medidas que vão permitir concentrar a atividade dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) nos CODU e meios de emergência, em detrimento de atividades não prioritárias.

"Será ainda desenvolvido e implementado um fluxo de triagem abreviado para chamadas de emergência que tenham tido um tempo de espera para serem atendidas de ou superior a três minutos", informa. 

A par destas medidas, "que serão implementadas no imediato", o Conselho Diretivo vai, a "curto prazo", integrar enfermeiros nos CODU para realização de determinadas funções, rever os procedimentos relativos à passagem de dados das equipas de emergência no terreno e dos fluxos de triagem do CODU e do SNS24 para transferência de chamadas entre estes serviços.

Ontem, recorde-se, já tinha sido anunciado um reforço do dispositivo de emergência médica com ambulâncias de socorro sediadas em Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. 

O INEM admite que a carência de profissionais da categoria de TEPH no mapa de pessoal do INEM, "exacerbada agora pela greve dos trabalhadores desta categoria profissional às horas extraordinárias, sem fim previsto, tem pontualmente condicionado o nível de resposta que o INEM pretende oferecer aos cidadãos que necessitam dos serviços do Instituto". 

O organismo do Ministério da Saúde recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, "que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa". Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.

[Notícia atualizada às 16h46]

Leia Também: Falhas no 112? Governo aberto a dialogar com técnicos do INEM

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas